Living Lab realiza conferência Challenges in Digital Research

Living Lab realiza conferência Challenges in Digital Research

Evento contou com a participação de investigadores de seis países

O Living Lab on Media Content and Platforms (LLMCP) promoveu, no dia 13 de setembro, a conferência internacional Challenges in Digital Research, na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), em Lisboa. Com a participação de investigadores de Portugal, Alemanha, Brasil, Reino Unido, Colômbia e Espanha, o evento também foi palco para a apresentação dos resultados da primeira fase do projeto, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Durante 12 meses, a equipa do LLMCP investigou o comportamento online dos estudantes do Ensino Superior, na região de Lisboa, e, para tal, utilizou um painel com alunos da ESCS.

Como explica o coordenador do projeto, professor Filipe Montargil (ESCS), a investigação deu conta de “uma tendência de overreporting”, na medida em que, quando questionados, através de inquérito, 75% dos participantes do estudo indicaram uma frequência no uso da internet superior àquela que corresponde efetivamente ao seu comportamento.

No rescaldo da Challenges in Digital Research, Montargil explica que a primeira fase da investigação “cumpriu os objetivos estabelecidos pela equipa”, sendo que “ainda há muito por fazer”. “Conforme as tecnologias são desenvolvidas, também precisamos de aperfeiçoar os métodos de extração, tratamento e visualização de dados”, finaliza.